quinta-feira, 1 de abril de 2010

Globalização x Diversificação Cultural

Para muitos,a globalização é o estágio máximo obtido pelo capitalismo,na qual há uma grande interdependência das economias mundiais.A questão é:Como a globalização consegue interferir em nossa vida cotidiana sem passar por despercebida?
De fato,a globalização se caracteriza,principalmente,pelo aumento do abismo social existente entre ricos e pobres.Mas o que a torna mais evidente ainda é que as nações estão perdendo suas identidades,pois os ideais capitalistas fazem com que haja uma homogeneização dos lugares,da cultura e das economias.é tão óbvia essa situação horrenda que só não percebe quem for bastante disperso,já que vemos a desagregação das empresas nacionais,e as grandes empresas transnacionais passaram a ter papel decisivo na economia.
As sociedades despersonalizadas pensam cada vez mais parecidas,vestem o mesmo jeans,comem fast food,ouvem as mesmas músicas,frequentam shopping centers e ficam horas na frente de um computador.Isso tudo é fruto do egoísmo do capitalismo,pois a expansão da economia global depende de um mercado consumidor cada vez mais amplo,que possa absorver os produtos industrializados,como alimentos,vestuário,produtos de limpeza,cosméticos,etc.
Nós,cidadãos de todos os países do mundo,deveríamos lutar por uma maior autonomia cultural através da valorização do que é nosso e não apenas aceitar o que nos é imposto por países desenvolvidos.Essas ações contribuirão para que haja maior diversificação cultural.

Um comentário:

  1. Tudo besteira.
    Isso de globalização impositora dos costumes e blá blá blá é sem noção.
    Se o fast food e o mesmo jeans se apodera de uma sociedade é porque seus membros gostaram e aceitaram aquilo, se as empresas internacionais devoram as nacionais é porque o povo prefere os produtos das internacionais, ninguém pode forçar você a comprar nada, se uma empresa vende mais que outra é porque com certeza o mercado consumidor prefere aquele produto em relação ao outro. Isso também vale para os "Novos mercados consumidores". Uma empresa só se dá bem num local se as pessoas ali comprarem, e elas só compram se quiserem.
    A questão de uma "cultura nacional" também é a mesma coisa, se a "cultura nacional" está morrendo é porque as pessoas preferem a esrangeira mesmo.
    Não há nem imposição nem nada horrível, só a vontade do povo e se alguém faz algo melhor que a gente, eu, sinceramente, prefiro o melhor independentemente de onde ele venha.

    Diversificação cultura significa nada nem preservação de cultura nem nada disso significa, isso é só conversa fiada.

    ResponderExcluir